04/12 – Palestra – Preconceitos Históricos Quanto à Participação Feminina na Política (SP/SP)

Palestra – Preconceitos Históricos Quanto à Participação Feminina na Política: “O Primeiro Toque de Trombeta Contra o Monstruoso Governo de Mulheres” de John Knox (ano de 1558)

  • Descrição: Pretende-se debater a questão da participação política das mulheres e a construção histórica de preconceitos quanto à temática a partir do clássico do pensamento político “O Primeiro Toque de Trombeta contra o Monstruoso Governo de Mulheres” escrito por John Knox e publicado em Genebra no ano de 1558. Tratado político que é considerado por muitos estudiosos, o mais misógino escrito de toda história da Filosofia Política.
  • Objetivo:Expor os argumentos misóginos (ou catalisadores das concepções da sociedade à época) de John Knox que tenta “provar” a tese central do tratado que é a “repugnância” do exercício do poder político por mulheres, uma vez que a “Natureza” (mulheres seriam “instáveis”), a “Filosofia” (Aristóteles se posicionaria contra a participação política feminina em sua obra “A Política”), o “Direito” (o Digesto proibiria mulheres ocuparem quaisquer dos cargos públicos ou “magistraturas”) e a “Bíblia” (Gen. 3.16, I Tim. 2.12, I Cor. 14.34) “provam” que mulheres não deveriam jamais assumir funções públicas em qualquer comunidade política, pois seriam “fadadas” a obedecerem e não comandarem.
    Debater o contexto histórico da elaboração do tratado: as guerras religiosas do século XVI e o governo de mulheres na Europa como rainhas ou regentes: Maria Tudor (“a sanguinária”), Maria Stuart, Elisabete I; Maria de Guise e Catarina de Médici.
    Assim como apresentar a resposta de Théodore de Bèze, cujos escritos políticos “reabilitam” a legitimidade da “Ginecocracia” (ou o governo de mulheres).
    Por fim, debater o quanto da problemática e barreiras da plena participação das mulheres no cenário atual se deve à construção de preconceitos seculares de gênero.
  • Cronograma:
    Palestra no dia 04 de dezembro (4ª feira), das 14h00 às 16h00
  • Público-alvo: Interessados em geral
  • Escolaridade exigida: NENHUMA
  • Período de realização: 04/12/2013 a 04/12/2013
  • Horário: 14h00 às 16h00
  • Total de vagas: 60
  • Período de inscrição: 18/11/2013 a 02/12/2013
  • Data de divulgação dos selecionados: 03/12/2013

Locais de Realização

  • Nome: Sala de aula do ILP
    Endereço : Av. Mario Kozel Filho, sem número
    Ibirapuera São Paulo São Paulo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s