20/05 (SP)- Palestra ‘Mulher, mídia tradicional e mídia livre: Perspectivas’

Mulher, mídia tradicional e mídia livre
Perspectivas – Mulher, mídia tradicional e mídia livre

 

Em comerciais de cerveja, cartões de crédito, produtos de limpeza proliferam representações marcadas por concepções arcaicas e equivocadas acerca das mulheres. No que diz respeito às mulheres negras e indígenas, predominam a invisibilidade, o racismo ou a sexualização exagerada. A “ditadura da beleza”, estimulada pelos anunciantes dos veículos de comunicação, tem trabalhado na construção de certos padrões de mulher em detrimento de outros. O mercado aponta para determinados estereótipos baseados em um modelo eurocêntrico, em sua maioria. Os comerciais, as novelas e as propagandas, geralmente, evidenciam a mulher branca, magra, heteronormativa com cabelos lisos e loiros. Grupos e associações feministas têm se apropriado da mídia livre para discutir essa “padronização” da mulher e propor novos olhares que valorizem as mulheres em sua diversidade.

 

Palestrantes:
* Sueli Carneiro – Doutora em Educação (USP). Presidente do Geledés – Instituto da Mulher Negra.
* Iara Beleli – Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp. Editora Executiva do Cadernos Pagu. Mestre em História pela PUC-SP e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp. Suas reflexões estão voltadas para variadas mídias, atravessada por gênero e outros marcadores da diferença como raça/etnia, sexualidade e nacionalidade.
*Esta palestra  integra o ciclo de debates ¨Mulheres e Cultura¨, composto por encontros independentes que acontece em maio.

Confira os valores e faça sua inscrição no site: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/mulher-midia-tradicional-e-midia-livre

Um comentário em “20/05 (SP)- Palestra ‘Mulher, mídia tradicional e mídia livre: Perspectivas’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s