No dia 25 de maio, domingo, às 9h30, o NEPAFRO promove, em parceria com o Cursinho Popular da ACEPUSP, o debate “O Haiti é aqui: abolição e revolução negra no Brasil”. O evento contará com as falas de Marcio Farias (mestrando em Psicologia Social, pesquisador de relações raciais e educador no Museu Afro Brasil) e Renata dos Santos (historiadora, pesquisadora em História da África e educadora do Museu Afro Brasil); a partir das exposições haverá espaço para debate e discussão.
Partindo de um olhar crítico em relação ao 13 de maio de 1888 e o fim oficial da escravidão no Brasil, se abordará o papel das mulheres e homens negros escravizados ao longo de quase 400 anos do ponto de vista da resistência. Propondo uma “vista afroamericana”, se discutirá a relação entre a Revolução Negra do Haiti de fins do século XVIII e sua repercussão em outras regiões da América, destacando a revolta, a rebelião e a resistência de negros escravizados. Além disso, busca-se discutir a atualidade da exploração racial e a urgência de uma resistência mais objetiva e direta ao racismo estrutural que marca as relações raciais no Brasil.
Além desta atividade, ao longo do dia ocorrerão outros eventos que marcam a discussão sobre o tema (programação a ser divulgada).
O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição!
QUANDO
25 de maio, domingo, às 9h30
ONDE
Cursinho Popular da ACEPUSP, Av. Consolação, 1909 – próximo à estação Paulista do Metrô.
Leia mais: http://nepafro.webnode.com/products/nova-data-do-debate-o-haiti-e-aqui/